GLOSSÁRIO BÁSICO SOBRE EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO

 - Por Wagner Borges -

Amparador extrafísico – entidade extrafísica e positiva que ajuda o projetor nas suas experiências extracorpóreas; mentor extrafísico; mestre extrafísico; companheiro espiritual; protetor astral; auxiliar invisível; guardião astral; guia espiritual; benfeitor espiritual.

Anímico – o que tem relação com o animismo.

Animismo – do latim, animus - alma – conjunto de fenômenos parapsíquicos produzidos pela própria pessoa, sem interferência externa.

Aura – do latim, aura - sopro de ar – halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico e que reflete, energeticamente, o que o indivíduo pensa, sente e vivencia no seu mundo íntimo; psicosfera; campo energético.

Clarividência – do latim, clarus - claro; videre, ver – é a faculdade perceptiva que permite ao indivíduo adquirir informações acerca de objetos, eventos psíquicos, cenas e coisas, físicas ou extrafísicas, através da percepção parapsíquica de imagens ou quadros mentais.

Consciência cósmica – condição ou percepção interior pela qual a consciência sente a presença viva do Universo e se torna una com ele, numa unidade indivisível; satori (Zen-Budismo); samadhi (Ioga).

Cordão de prata – Conduto energético que liga o corpo espiritual ao corpo físico; cordão astral, cordão fluídico; cabo astral, cordão de luz; laço vital; fio de prata; cordão perispirítico.

Corpo astral – É o nome com o qual os ocultistas e teosofistas denominam o corpo espiritual; psicossoma; perispírito.

Corpo espiritual - Cristianismo - Cor. I, cap. 15, vers. 44.
Sinonímias:

  • Corpo astral - do latim, astrum - estrelado - expressão usada pelo grande iniciado alquimista Paracelso, no séc. 16, na Europa, e por diversos ocultistas e teosofistas posteriormente.
  • Perispírito - Espiritismo - Allan Kardec, séc. 19, na França.
  • Corpo de luz - Ocultismo.
  • Psicossoma - do grego, psique - alma; e soma, corpo. Significa literalmente "corpo da alma" - Expressão usada inicialmente pelo espírito André Luiz nas obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier e por Waldo Vieira, nas décadas de 1950-1960, que atualmente é mais usada pelos estudantes de Projeciologia.

Corpo mental – É o veículo de manifestação pelo qual a consciência se manifesta usando os atributos da inteligência (intelecto, intuição, memória, imaginação, etc.); mente; corpo do pensamento.

Curso pré-reencarnatório – Curso extrafísico ao qual se submetem os espíritos desencarnados que pretendem realizar trabalhos específicos, principalmente na área espiritual ou parapsíquica, em futuras reencarnações.

Duplo etérico – É um campo energético bastante densificado através do qual o psicossoma se une ao corpo físico. É uma zona intermediária pela qual passam as correntes energéticas que mantêm o corpo humano vivo. Sem essa zona intermediária, a consciência não poderia utilizar as células de seu cérebro físico, pois as emanações do pensamento, oriundas do seu corpo mental, e as emanações emocionais, oriundas do seu psicossoma, não teriam acesso à matéria física.

Expansão da consciência – é o mesmo que consciência cósmica.

Experiência fora do corpo – é o nome pelo qual os pesquisadores e parapsicólogos denominam a projeção da consciência; projeção astral; viagem astral.

Formas-pensamento - formações mentais modeladas e organizadas pelo pensamento e a imaginação.

Interdimensional – É o que se refere às várias dimensões e planos extrafísicos.

Maya – Ilusão; tudo aquilo que é mutável, que está sujeito a transformação por decaimento e diferenciação.

Médium (do latim: intermediário) – É o indivíduo que tem a capacidade supranormal de perceber os seres extrafísicos e de servir de canal interdimensional para eles se comunicarem com os níveis mais densos.

Mediunidade – É o conjunto dos fenômenos parapsíquicos manifestado pelo indivíduo (médium) sob a influência de seres extrafísicos.

Namoro astral – É o relacionamento extrafísico entre duas ou mais consciências, projetadas ou desencarnadas, em que ocorre uma fusão de sentimento e um interfluxo de energias entre os parceiros; amor astral; romance extrafísico; romance projetado.

Período intermissivo – É o período extrafísico do espírito desencarnado entre duas encarnações; período astral entre duas vidas físicas.

Perispírito – É o nome pelo qual os espíritas denominas o corpo espiritual; psicossoma; corpo astral.

Plano extrafísico – É o mesmo que plano astral ou plano espiritual.

Projeção – É o ato de se projetar para fora do corpo físico.

Projeção astral – É o nome pelo qual os ocultistas e teosofistas denominaram a projeção da consciência; viagem astral; experiência fora do corpo.

Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.

Sinonímias:

  • Viagem astral – Ocultismo.
  • Projeção astral – Teosofia.
  • Projeção do corpo psíquico- Ordem Rosacruz.
  • Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
  • Viagem da alma – Eckancar.
  • Viagem espiritual – Espiritualismo.
  • Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
  • Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
  • Arrebatamento espiritual – autores cristãos.

Projeção do corpo mental – É a projeção do corpo mental isolado, sem a forma humanóide do psicossoma; projeção da mente.

Projeciologia – Neologismo criado pelo Dr. Waldo Vieira para designar a subdisciplina da Parapsicologia que trata das projeções da consciência para fora do corpo humano.

Projetabilidade – É a capacidade anímica que todo indivíduo possui de se projetar para fora de seu corpo humano; capacidade projetiva; potencial projetivo; poder astral.

Projetor – É aquele que se projeta para fora do corpo físico; viajante astral; viajante da alma; viajor extrafísico; projetor astral; projecionista.

Psicossoma – Veículo de manifestação pelo qual a consciência se manifesta no plano extrafísico; corpo astral; perispírito; corpo espiritual; astrossoma; corpo dos desejos; corpo psíquico; corpo emocional; corpo fluídico; corpo sutil; duplo astral.

Umbral – Plano astral denso; Geena; Hades; inferno.

Veículos de manifestação da consciência – São os corpos energéticos do ser humano; veículos conscienciais; capas energéticas.

Viagem da alma – É o mesmo que projeção da consciência; projeção astral; viagem astral.

 

Imprimir