MASSAGEM TERAPÊUTICA HOLÍSTICA

"As mãos são instrumentos capazes de extrema precisão e de grande velocidade.

Elas são os pensamentos fazendo-se ato, o ato elucidando a mente e o coração."

O que é massagem?

- A massagem terapêutica holística é um conjunto de técnicas de origem ocidental e oriental. Exercida através de toques, suaves ou profundos, através das mãos visando atingir tecidos corporais com o propósito de produzir efeitos terapêuticos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e linfático, local e sistêmico.

O homem vive sob pressão do meio ambiente e isto provoca alteração e distúrbios freqüentes de saúde, abalando o equilíbrio energético como um todo, levando a estados agudos ou até crônicos de ansiedade, depressão e estresse.

Existe uma conexão invisível entre o corpo físico e as forças sutis do homem, sendo estas a chave para a compreensão dos relacionamentos internos entre a matéria e a energia. (1)

O corpo humano compõe-se de duas partes:

- O corpo físico visível.

- O corpo etérico invisível. (2)

A massagem atua nesses dois corpos, pois o físico está ligado intimamente ao corpo etérico em termos energéticos: o primeiro não poderia existir sem o segundo. Muitas doenças primeiramente se manifestam no corpo etérico e, posteriormente, no corpo físico como uma patologia orgânica.

A massagem previne as doenças, equilibra e harmoniza a saúde no homem, tanto física como energeticamente. Com técnicas de manipulações específicas, efetua os desbloqueios, criando alargamentos nos nádis (3) e meridianos, ou seja, nas linhas de forças do duplo etérico. Assim, podemos dizer metaforicamente, que "o vento sopra pelas correntes de energia etérica, movimentando a circulação energética e sangüínea no corpo físico, e que fluem como as correntezas das águas dos rios". E o homem restabelece a saúde.

Na massagem terapêutica são usadas diversas terapias como: Shiatsu nos meridianos de acupuntura, Reflexologia, Quiroterapia, Osteopatia, drenagem linfática e limpeza e energização do sistema nervoso autônomo e dos gânglios.

Finalidade: tratamento da coluna em geral, dores ciáticas, cervicalgia, eliminação das toxinas do organismo, como o ácido láctico, a melhoria da circulação sangüínea e linfática, o alivio das tensões e dores em geral, através do relaxamento, e a redução dos efeitos do estresse.

A massagem tem o objetivo maior de equilibrar o ser como um todo: no mental, no emocional e no energético.


- Dirce Bustamante -

- Notas de Wagner Borges:
1. Lembrando que matéria é energia condensada e energia é matéria em estado radiante.
2. Corpo Etérico: Campo energético que interliga o corpo extrafísico (corpo astral, perispírito, corpo espiritual, psicossoma) ao corpo físico. É a malha energética na qual se situam os chacras e os filamentos energéticos que compõem o cordão de prata nas projeções da consciência para fora do corpo físico (viagem astral, experiência fora do corpo, projeção astral) –
Sinonímias: Duplo etérico (Teosofia), Holochacra (Conscienciologia), Corpo vital (Rosacruz), Pranamayakosha (Vedanta).
3. Nádis (do sânscrito): São os condutos sutis de transporte energético pelo duplo etérico. Os meridianos são os pequenos pontos energéticos situados por toda a malha vibracional do duplo etérico, e muito estudados pelos acupunturistas chineses.

Imprimir