RELAXAMENTO

O primeiro passo para a realização da projeção astral, é conseguir um estado de relaxamento corporal, de afrouxamento muscular. Somente quando permitimos que o nosso corpo físico desamarre os seus nós, conseguimos um estado ideal predisponente à viagem astral. Atingir este estado, mantendo uma concentração firme nos objetivos a que nos propomos, é fator "sine qua non" de qualquer exercício projetivo. Quando falamos de relaxamento corporal, falamos de relaxamento muscular esquelético. Nosso coração e vísceras são órgãos musculares que não desejamos relaxar.
Muitas técnicas são utilizadas para induzir um estado de relaxamento, mas a mais simples, me parece, é a de deitarmos no leito ou no chão, em um lugar de temperatura agradável, com pouco ruído, em decúbito dorsal (de barriga para cima), os braços ao longo do corpo, respirando tranqüilamente por alguns minutos.

Quando sentimos que a respiração está calma, e o corpo acomodado, iniciamos o trabalho de relaxamento, que consiste em prestar atenção em uma parte do nosso corpo e ordenar para que se relaxe. Por exemplo, você presta atenção nos seus pés e mentalmente afirma - Meus pés estão relaxados. Quando perceber que conseguiu um relaxamento adequado daquela parte do corpo, você comanda o relaxamento de uma outra parte um pouco acima daquela - Meus tornozelos estão relaxados. E assim por diante nos joelhos, coxas, genitália, períneo e etc.

Você também pode fazer o sentido inverso, começando pelo couro cabeludo e descer em direção aos pés.

Alguns autores preferem iniciar o trabalho de relaxamento pela cabeça, face, pescoço, ombros, costas, etc. Você deve experimentar cada um deles para encontrar aquela forma em que você se sente mais à vontade, sem perder a concentração. Na verdade, não importa qual o grupamento muscular que você irá utilizar para iniciar seu relaxamento muscular.

O que é realmente importante é que cada parte de seu corpo seja escrutinada pela sua atenção para que não fiquem pontos acumuladores de tensão desnecessária. Muitos projetores descrevem que conseguem projetar, partes do corpo. Braços, pernas, ou o corpo todo, menos a cabeça. Mas que não conseguem uma projeção completa. Isto acontece pelo acúmulo de tensões em pontos específicos do corpo.

Sua respiração deve ser lenta, regular e tranqüila. Uma boa técnica é a de associar a expiração (exalação) ao relaxamento de cada parte do corpo em que você está se concentrando. Inspire devagar, prenda a respiração por alguns

segundos e ao expirar solte o grupo muscular que está sendo relaxado. Repita o processo ao longo de todo o processo de relaxamento. Outros associam ainda a visualização de uma cor calmante que vai invadindo o corpo como uma onda.

A maioria dos projetores entrevistados considera que a visualização de uma onda de energia azulada que vai tomando conta do nosso corpo, aos poucos, a cada expiração, ajuda bastante num relaxamento completo.

Existem algumas partes do corpo onde você deve ter uma atenção especial, porque são lugares em que acumulamos muita tensão. Quando você estiver relaxando o abdome, fixe sua atenção algum tempo no plexo solar (aquela área vulgarmente conhecida como a "boca do estômago") - Ordene que se relaxe completamente, e só continue seu relaxamento quando tiver a certeza de que esta área está bem relaxada. Outro local importante e que merece um cuidado especial é na área da testa, e particularmente entre os olhos.

Franza bem a testa e depois relaxe. Repita este procedimento algumas vezes.

Você vai notar que algumas vezes durante sua indução da projeção, você vai sentir uma pressão nesta área. Isto reflete um aumento da atividade do chakra frontal.

Quando você perceber que alguma parte do seu corpo se encontra tensa, apesar dos seus comandos, faça a seguinte experiência. Contraia aquela parte o máximo que puder e sustente a contração até que os músculos se encontrem cansados, e então, subitamente, você os solta e comanda mentalmente - Relaxem!

Isto funciona muito bem. Alguns autores inclusive recomendam que o relaxamento de cada parte do corpo deva ser precedido por uma contração prévia daquele segmento do corpo que se deseja relaxar.

Acho que o domínio da técnica do relaxamento muscular progressivo é tão importante que, antes de tentarmos realizar viagens astrais devemos nos dedicar a praticá-lo durante algumas semanas, diariamente, até que o relaxamento se torne um hábito de nossos corpos e mentes. Dedique umas quatro semanas a realizá-lo.

Se você pega logo no sono quando se deita, experimente forrar o chão de seu quarto com um cobertor ou uma manta, cobrindo-o com um lençol, e faça o seu relaxamento nesta cama improvisada. A mudança da cama para o chão ajuda a descondicionar as nossas mentes, direcionadas a pensar que se vamos para cama é porque vamos dormir.

Quando você começar a praticar o relaxamento muscular progressivo, você vai notar que muitas vezes a sua atenção se dispersa e você se dá conta de que estava pensando em coisas muito diferentes do seu corpo. Não tem problema, interrompa o fluxo de seus pensamentos e recomece o seu relaxamento, a partir da sola dos pés. Isso mesmo, volte para o início do exercício. Isto, além de garantir um relaxamento completo e profundo, aumenta muito a nossa capacidade de concentração, que como você verá mais a frente, é fundamental na realização de projeções astrais.

Algumas vezes você dorme antes de completar o seu relaxamento até o alto da cabeça, tudo bem, não precisa se culpar por nada. Lembre-se que você está vencendo anos de condicionamento que nos diz que quando nos deitamos temos que apagar as nossas mentes. Insista, é a repetição que leva à maestria.

Na Hatha Yoga, existe uma postura que se chama Postura do Cadáver (Shavasana), que nada mais é que um relaxamento muscular progressivo, em decúbito dorsal, como o que ensinamos acima. Esta é, segundo muitos professores de yoga, uma das posturas mais difíceis em sua execução, não por seu aspecto físico, mas pela dificuldade que temos em concentrar o feixe dos nossos pensamentos quando o corpo se aquieta. Pratique!

- Luiz Otávio Zahar -

Luiz Otávio Zahar é médico e pesquisador das experiências fora do corpo. É o fundador e moderador da lista Viagem Astral na internet e também de um excelente site sobre o tema:
http://www.infolink.com.br/luiz.zahar/obe/

Imprimir Email