248 - EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO NA BÍBLIA

(Matéria a ser publicada no número 17 da Revista Sexto Sentido - Edição de dezembro de 2000).

Há vários trechos na Bíblia que mencionam as experiências fora do corpo. Listei alguns deles e coloco aqui as citações e referências correspondentes, acrescidos de alguns comentários pertinentes à análise das mesmas. Naturalmente, que são comentários sintéticos, pois o espaço de que dispomos nestas páginas não permite maiores aprofundamentos do tema. Vamos a eles:

- Coríntios II; Cap. 12; Versículos 1 a 4: "Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou FORA DO CORPO, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou FORA DO CORPO, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao Paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir."

COMENTÁRIOS:

1. Paulo de Tarso (Saulo de Tarso) diz que o tal homem era cristão, mas tudo indica que foi ele mesmo quem passou por essas experiências.

2. A expressão "FORA DO CORPO" está assinalada duas vezes e não deixa margem a qualquer espécie de dúvida quanto ao seu significado.

Se o tal homem foi ao Paraíso (plano sutil avançado, plano superior), com corpo físico é que não foi.

- Coríntios I; Cap. 15; Versículo 44: "Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual."

COMENTÁRIOS: A expressão "Corpo espiritual" é referência de Paulo de Tarso e corresponde às referências espiritualistas de um corpo sutil que interpenetra o corpo físico: corpo astral, perispírito, corpo de luz, corpo sutil, psicossoma e outros.

Nos escritos de Paulo, o corpo espiritual corresponde a "alma", princípio psíquico ligado ao princípio superior (o espírito puro, correspondente esotericamente ao corpo mental, a mente pura ou princípio divino). Isso fica evidente em dois outros trechos dele: - Tessalonicences I; Cap. 5; Versículo 23: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ESPÍRITO, ALMA E CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo." - Hebreus; Cap. 4; Versículo 12: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir ALMA E ESPÍRITO, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

Pelos trechos expostos, fica bem claro que Paulo sabia classificar os diversos veículos de manifestação da consciência (corpos energéticos que a consciência usa).

- Apocalipse; Cap. 1; Versículo 10: "Achei-me EM ESPÍRITO, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta..."

COMENTÁRIOS: Se João estava EM ESPÍRITO, é óbvio que o corpo físico não estava junto nesse momento. Trata-se claramente de uma projeção da consciência. Há informes espirituais de que João era um grande projetor e clarividente.

- Ezequiel; Cap. 3; Versículo 14: "Então, o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação DO MEU ESPÍRITO..."

COMENTÁRIOS: Pelo relato, Ezequiel foi projetado para fora do corpo por um amparador extrafísico em uma típica projeção assistida.

Pena que o espaço dessa matéria não permite citar outros relatos parapsíquicos de Ezequiel, um autêntico médium da Antiguidade. Em diversos versículos, ele fala de avistamentos de UFOS e até mesmo de psicofonia (chamada popularmente de incorporação mediúnica): Cap. 2; Versículo 2: "Então, ENTROU EM MIM o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que ele me falava..."

Em Reis II (Cap.6; Versículos 8 a 12) há uma parte referente às capacidades parapsíquicas do profeta Eliseu, que sabia dos planos de guerra dos sírios à distância. Isso sugere que ele percebia os planos do inimigo pela clarividência ou deslocava-se para fora do corpo e acompanhava invisivelmente tudo o que se passava no acampamento de guerra distante.

- Wagner D. Borges -

/*



Texto <248><21/11/2000>

 Imprimir  E-mail