POR QUE É TÃO DIFÍCIL LIBERTAR-SE DO PASSADO? - por Irene Carmo Pimenta

- Por Irene Carmo Pimenta -

De alguma maneira, todos nós temos em maior ou menor grau, a consciência de que a vida acontece "AQUI", no presente momento em que estamos vivendo. Mas porque é tão difícil trazer o "Conceito" para o nosso viver "Prático"?

Na maioria das vezes, vejo pessoas sofrendo, sabotando o novo em suas vidas, simplesmente porque vivem o Culto ao Passado. Cultuam aquilo que foi, e muitas vezes motivadas pelas frustrações, cultuam o que "poderia ter sido", e não foi . Mágoas de infância, relacionamentos desfeitos, amores que terminaram, pessoas que morreram ou que simplesmente se foram de nossas vidas, seja porque o tempo que tinham para viver conosco acabou ou porque suas almas ansiavam por outras experiências.
 
Não importa se o que nos mantém presos ao passado são coisas, pessoas, ou experiências, o que não podemos permitir é que se transformem em âncoras que nos impedem de zarpar em direção à felicidade. Por maior que seja a nossa dor (pela frustração ou pelas perdas), enquanto ficarmos presos em um tempo "lá atrás", o hoje, o AGORA não poderão ser desfrutados.

Quando nos lembramos das emoções vividas no passado, sejam elas positivas ou negativas, e elas nos amarram, isto se torna negativo. O ato de seguir olhando para trás nos petrifica. Podemos usar como simbolismo a história bíblica da mulher de Lot. Quando o anjo pediu que Lot e a família deixassem a cidade de Sodoma que seria destruída, pediu também, que, ao saírem, não olhassem para trás. A mulher de Lot olhou e se transformou imediatamente em uma estátua de sal.

Olhar para o passado, sem transformar a vivência pelo fogo da compreensão, e sem integrá-la harmoniosamente ao nosso presente, torna-se uma atitude petrificante.

Precisamos queimar com o fogo da compreensão, o sofrimento, o apego, a dor, todas as emoções que nos amarram e todos os espinhos do passado. E que as cinzas (a essência da sabedoria que o passado nos oferece) sirvam para adubar o chão do nosso presente, para vivermos bem no Aqui e Agora.

Amor e Luz em seus caminhos!

Nota de Wagner Borges: Irene Carmo Pimenta é Terapeuta Holística e Numeróloga. Com formação em Pedagogia e Psicanálise, atuou durante muitos anos como educadora. Na década de 1980, em busca de respostas para questionamentos que iam um pouco além daquelas que os meios acadêmicos convencionais podiam fornecer, passou a estudar técnicas de bioenergias e curas vibracionais. Especializou-se como Terapeuta Floral, (tendo como "mestres" Patricia Kaminski e Richard Katz, entre outros).
Descobriu na Numerologia um campo extremamente rico de autoconhecimento e aperfeiçoamento. Desde então, não interrompeu mais seus estudos e suas pesquisas.
Aprofundou seus conhecimentos em Psicologia (abordagem Junguiana), Reiki e na Prática do Caminho Sagrado dos Nativos Sioux. Percebeu que o conhecimento adquirido, longe de chocar-se de forma antagônica com o conhecimento formal, ampliava o leque de possibilidades de atuação, não só como terapeuta e educadora, mas e principalmente como uma "facilitadora", despertando naqueles que a procuravam o potencial para "ativar" o seu próprio curador interno. O objetivo de suas "Oficinas de Consciência" é mostrar que é possível haver um intercâmbio dinâmico entre o conhecimento cientifico e formal, as tradições espirituais e as técnicas de cura vibracional, em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos seres humanos.

Imprimir Email