AS VERDADEIRAS CORES

Existem pessoas PRETO E BRANCO e pessoas COLORIDAS caminhando por aí... Essa diferença não se refere à cor da pele, religião, nacionalidade ou posse material, e sim ao nível de amor e alegria que elas possuem no coração.
Troca-se de país, fala-se outra língua, mas não importa, são os mesmos seres humanos BRINCANDO ou BRIGANDO de viver.

Aqui na Europa, há várias pesquisas relacionando o mau humor ao "clima do país". Uns dizem que as temperaturas baixas influenciam o humor e causam depressão; outros tentam provar que o povo latino é mais "caliente" e mais feliz porque e abençoado pela temperatura alta.

Esses estudos citam os casos de paises escandinavos, onde a taxa de suicídio é absurdamente alta.

Algumas pessoas poderão afirmar que o povo do Brasil é mais festivo por que vive constantemente sob desafios, e lutando por um dia melhor, enquanto que o povo sueco (campeão de suicídio) se mata pela falta do que motiva o brasileiro.

Não posso deixar de levar em conta que o clima e a situação financeira influenciam no humor e no tesão de viver das pessoas, mas tudo isso é BEM relativo, e a medida que você viaja e entra em contato com os povos, tanto das terras frias quanto das mais quentes, você percebe que as coisas não são bem assim.

Várias vezes aí em São Paulo, ao pegar o metrô na hora de pico, via aquela massa cinzenta no ar; as pessoas totalmente em preto e branco, sem brilho no olhar, vivendo apenas por viver, e lá no fundo, entre um cinzento e um apagado, brilhava o sorriso de uma daquelas pessoas coloridas, que lendo um livro que lhe dá prazer, lendo uma mensagem inspirada ou pensando simplesmente na pessoa que a espera em casa, agradece a Deus pela oportunidade de crescimento e aprendizado.

Aqui em londres ou na Suécia, não é diferente, gente em preto e branco aqui e ali, e, de repente, no meio da neblina e daquele frio de congelar, um sorriso revela as verdadeiras cores que compõem um ser humano.

O clima lá fora pode estar congelante, mas essas pessoas têm um dia ensolarado como tema de suas vidas, enquanto que aquele moço lá no Rio de Janeiro, no calor de 40 gruas, apresenta um coração que mais parece uma caverna coberta de gelo.

Pessoas em preto e branco e coloridas estão por toda parte e independem de grana, clima ou de acreditarem ou não em uma força maior. A grande diferença mesmo é que, para as pessoas em preto e branco, a vida é um pouco de lamentação e injustica. É fácil reconhecê-las...

Eles passam o tempo inteiro reclamando e a falando mal das pessoas e adoram quando você concorda em tudo com elas. Acham que uma pessoa bem humorada é boba ou está querendo algo. Não conseguem entender porque algumas pessoas alcançam os seus objetivos e elas não. Acreditam que o amor rima com dor ou é coisa de novela. A vida espiritual se resume a missa de domingo ou a prece decorada. O mau humor é uma constante em suas vidas, mas preferem justificar o seu comportamento através da lista de causas que as fazem infelizes.

Há tantos, que é impossível não cruzar com algum deles agora mesmo, enquanto você lê esses escritos.

O melhor remédio para lidar com as pessoas em preto e branco é o nosso SORRISO e a nossa COR brilhando no coração. Se mal humor contagia, o bom humor e a alegria de viver contagiam ainda mais.

E você, mesmo sendo colorido, corre o risco de uma hora ou outra, se ver envolvido por uma nuvem cinza vindo de quem está ao seu lado, querendo esconder as suas cores. Portanto, cuidado!

As pessoas coloridas são minoria, mas estão em toda parte pintando o mundo com as suas cores, pouco importando a situação financeira, a guerra ou a paz.
Que elas sigam colorindo o mundo.

Um abraço colorido (sem trocadilho com aquele presidente.)

- Frank - Londres, 16 de janeiro de 2003.

Imprimir Email