SETE PALMOS

- Por Frank - Estavam todos em volta do corpo. Minha mãe chorava; meu irmão, tão falante, calara-se. Familiares e amigos, rostos ausentes e só agora presentes na morte. Meu pai merecia, como despedida, muito mais do que essa festa de lamentações.
Todo esse choro em volta de um corpo oco, pois o que havia dentro já não estava mais por lá. Quando alguém se vai, o corpo é nada mais do que algo parecido a uma foto sem foco, vaga lembrança de alguém que já não habita por aqui. A dor e a saudade são naturais no coração de quem fica, mas o apego ao cadáver é irracional, nesse luto que cega o coração com lágrimas amargas - e elas não reconhecem que o fim de mais um ciclo, dos muitos da vida, acabou de acontecer. O funeral deveria ser uma celebração, onde familiares e amigos fazem a releitura do livro de uma vida que há pouco se acabou, e não um show de horrores, onde gritos, choros e lamentos celebram a nossa imaturidade em lidar com algo tão natural e certo na vida: a morte. Sinto falta do meu velho, mas a última imagem que quero guardar no peito não é o tronco oco e caído que todos estão velando, mas sim a árvore que nos dava sombra, frutos e deixou em seus filhos a semente do seu amor e a continuidade da sua obra. Prefiro me despedir enterrando os maus momentos e transformando os bons em flores, que não serão despejadas no caixão e sim jogadas para o alto - a sete palmos de altura -, nas asas do vento que suspira em meu ouvido: “sintonize amor e ele chegará ao lugar onde seu pai foi morar”. São Paulo, 27 de agosto de 2007.

Nota de Wagner Borges: Frank é o pseudônimo do nosso amigo Francisco de Oliveira, participante do grupo de estudos do IPPB e da lista Voadores. Depois de vários anos morando em Londres, ele voltou a residir em São Paulo, em fevereiro de 2005. Ele escreve textos muito inspirados e nos autorizou a postagem desses escritos. Há diversos textos dele postados em sua coluna da revista on line de nosso site e em nossa seção de textos periódicos, em meio aos diversos textos já enviados anteriormente. www.ippb.org.br – Outros textos podem ser acessados diretamente em seu blog na Internet: http://cronicasdofrank.blogspot.com.

Imprimir