1610 - O SONHO É O AQUÁRIO DA NOITE

1610 o sonho e o aquario da noite
 
O SONHO É O AQUÁRIO DA NOITE
 
- Por Victor Hugo -
 
O sono está em contato com o possível, que também chamamos o inverossímel.
O mundo noturno é um mundo. A noite é um universo.
O organismo material humano, sobre o qual pesa uma coluna atmosférica de 15 léguas de altura, chega a noite fatigado, cai de fraqueza, deita-se, repousa; fecham-se os olhos da carne; então, naquela cabeça adormecida, menos inerte do que se crê, abrem-se outros olhos, aparece o desconhecido...
As coisas sombrias do mundo ignorado tornam-se vizinhas do homem, ou porque haja verdadeira comunicação, ou porque às distâncias do abismo tenham crescimento visionário; parece que as criaturas invisíveis do espaço vem contemplar-nos, curiosas, a respeito da criatura da terra; uma criação fantasma sobe ou desce para nós, no meio de um crepúsculo; ante a nossa contemplação espectral, a vida que não é a nossa agrega-se e dissolve-se, composta de nós mesmos e de um elemento estranho; e aquele que dorme, nem completo vidente, nem completo inconsciente, entrevê as animalidades estranhas, as vegetações extraordinárias, as cores lívidas... todo esse mistério a que chamamos sonho e que não é mais do que a aproximação de uma realidade invisível.
O sonho é o aquário da noite.
 
(Texto extraído do livro “Os Trabalhadores do Mar”, de autoria do grande escritor francês, Victor Hugo.)
 
- Nota de Wagner Borges:
Penso que esse trecho do sagaz escritor francês é uma forma poética de falar das experiências fora do corpo* que rolam durante o sono. De maneira lúdica, ele aponta para as realidades espirituais que se abrem durante as horas de sono (fresta por onde o espírito encarnado franqueia os níveis extrafísicos e se relaciona com as consciências desencarnadas que lhe são afins, pelas leis da sintonia psíquica).
O aquário da noite é o plano espiritual.
E o sonhador (projetor extrafísico) é o peixinho com asas.
Ah, o velho escritor francês sabia das coisas, como sabia.
Paz e Luz.
 
- Nota do Texto:
* Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral – Ocultismo.
Projeção astral – Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
Viagem da alma – Eckancar.
Viagem espiritual – Espiritualismo.
Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.
 
 

Texto <1610><18/02/2018> 

Imprimir Email