FLUIDO VITAL E DUPLO ETÉRICO

Nesta entrevista, dr. Ricardo Di Bernardi explica com mais detalhes a fisiologia do duplo etérico e sua ligação com o corpo físico.

Paulo P. L.


O fluido vital forma uma estrutura especial em nós? Ou está como que... solto?
Ele forma um “corpo” de certa forma sim. Constitui o chamado corpo vital, também conhecido como corpo etérico.

São sinônimos? Há outros sinônimos equivalentes?
Sim. Ei-los: Duplo Etérico, Corpo Vital (Kardec), Corpo Prânico, Veiculo do Prana, Corpo Bioplásmico, Corpo Biocósmico, Corpo Energético, Primeiro corpo de Energia, Corpo Diáfano, Corpo Efêmero, Veiculo da Vitalidade, Corpo da Vitalidade, Casca Luminosa, Reflexo do Corpo Físico, Aerossomai, Armadura Energética, Contracorpo, Cópia Vital Humana, Corpo Aiterico, Corpo Bardo (tibetanos), Corpo Biocósmico, Corpo LeptoHilico, Corpo Leptomerico, Corpo Ódico, Corpo Unificador, D Jan, Kosha, Reboque Energético, Umbra, Veiculo Semi-Físico, Véu do Corpo Humano, Véu Etérico, Ponte Corpo Humano-Psicossoma, Pranamaya-Kosha.

Você ressaltou a colocação de Kardec, gostei...
Eu também gosto disto....
Corpo etérico... é o mesmo que perispírito ou corpo astral ou psicossoma?
Não! Caro Paulo, o corpo etérico ou corpo vital é que o liga o corpo físico ao perispírito. E uma estrutura ou “corpo” intermediário entre o corpo material e o perispírito .

Fluido vital é o mesmo que bioenergia?
Sim, Paulo.

Então o corpo etérico ou corpo vital tem importância nas terapias energéticas?
Sim. É o fluido vital ou bioenergia que é mobilizado nestas terapias energéticas.

Poderia nos dar uma definição melhor de corpo etérico ou duplo etérico?
Conceito: Duplo Etérico é um invólucro energético, vibratório, luminoso, vaporoso e provisório que coexiste estruturalmente com o corpo físico e o envolve. Está ligado à doação ou exteriorização de energias, pois, no Duplo Etérico, é que se situam os Chacras ou centros de força.

Qual a situação anatômica, se assim posso dizer do duplo etérico ?
Localização: O Corpo Etérico é o agente intermediário entre o corpo físico e o perispírito (Corpo astral).


Este corpo etérico é então composto de energia ou fluido vital, é isto ?
Composição é constituído por fluido vital (Energia Vital ou Prana) dai a denominação Corpo Vital. Este fluido, ariginado do Fluida Cósmico Universal. Absorvido pelas moléculas orgânicas confere o atributo da vida

Corpo etérico fica fazendo a ligação entre perispírito e corpo físico, entendi. No entanto ele... como que sai fora dos limites do corpo material?
Os limites plásticos do corpo humano são ultrapassados em cerca de 1 cm pelo corpo etérico.

Qual é a consistência deste corpo etérico? Ou melhor seria... como quê?
Textura típica dos elementos fluídicos, mais densa nos indivíduos primitivos e mais sutil e delicada nos seres humanos espiritualmente evoluídos.

Qual a forma deste corpo etérico?
Humanóide, com grande elasticidade. Lembra o Gasparzinho ou um fantasminha. Uma massa de fluido vital que toma a forma do corpo mas enquanto ocupa este espaço. Quando desencarnamos esta massa de fluídos volta (quase toda) para o fluído cósmico.

Teria cor?
Coloração: Branca (nos espíritos encarnados mais sutis) ou acinzentado nos menos evoluídos.

Diz-se corpo etérico, mas teria órgãos como há no perispírito?
Estrutura: não possui órgãos como o Corpo Astral. Possui regiões denominadas Chacras ou Centros de Força que captam energia cósmica distribuindo-as para o corpo físico (rebaixamento vibratório) e para o perispírito (ou corpo astral). Por aceleração vibratória, os chacras são interligados por nádis ou canais que permitem circular as energias.

Há alguma importância prática sabermos que existem estes canais ou nádis?
O passe Energético sobre o chacra coronário, pelos nádis (canais), chega ao local necessitado, não havendo, portanto, necessidade do passe ser sobre o local enfermo ou em desequilíbrio. Ou seja, basta impor as mãos sobre a cabeça (coronário) que a energia chega lá, onde requer o paciente, pelos canais. Eis aí uma importância prática.

Há referências de autores espirituais de vulto e credibilidade que façam referência ao corpo etérico (ou duplo)?
Sim. André Luiz , via Chico, e Joanna deAngelis, via Divaldo. Pode ficar tranqüilo meu caro Paulo...

Afinal, meu caro Di Bernardi, os chacras estão no perispírito ou no corpo etérico?
Ficam no perispírito também, e cada um deles se apresenta igualmente no corpo etérico. São cópias. No mundo extrafísico ou colônias espirituais, também há mediunidade e inclusive realizam sessões mediúnicas. Daí a necessidade (há outros motivos) da existência destes centros de força no corpo dos espíritos.

Sei, já li em Libertação do André Luiz... Diga-me, quais seriam as funções do corpo etérico?
Caro amigo, deixa eu usar uma nomenclatura mais elegante: Parafisiologia do duplo etérico.

Por que parafisiologia?
Fisiologia seria o estudo do funcionamento do corpo físico, Parafisiologia seria além do corpo físico...

Explique qual é a função principal ou a função básica do duplo etérico?
Função básica: o corpo etérico é o veículo e a reserva da nossa energia vital, absorve o fluído vital e o distribui pelo corpo humano além de o transformar em fluídos sutis enviando-os ao corpo astral (perispírito). Função 2 - Produção de ectoplasma: o corpo etérico é o principal responsável pela elaboração do ectoplasma, portanto, participa diretamente na mediunidade de efeitos físicos e materialização dos espíritos. Função 3 - Exteriorização de energias nos processos de irradiação, passes magnéticos e similares. Há projeção de Energia Vital do corpo etérico em direção ao paciente, magos, médiuns, paranormais, feiticeiros, etc. Usam (conscientemente ou não), a projeção do seu corpo etérico com finalidade terapêutica ou criminosa. Função 4 - Programação do tempo de vida: o duplo etérico traz, em si, a programação do tempo de vida física do indivíduo, o duplo etérico possui um “quantum” de energia vital. Função 5 - Fixação do corpo astral ao corpo físico. Função 6 - Vitalização das formas pensamento: a mente cria formas de pensamento que se mantém pelo fluído vital que doamos e o alimento das formas pensamento. Da vida temporária a Estados Formas. Veja o nome: fluido vital... Formas pensamentos são emanações mentais nossas ou de desencarnados que são vivificadas por massas de Fluido vital. Também conhecidas como “Cascões Astrais” na Teosofia.
Por serem vitalizadas mantém-se com vida vegetativa temporária.

A vitalização é das “formas pensamento” ou “de” pensamento.
As formas pensamento ou criações ideoplásticas, são formas criadas pelo pensamento (corpo mental) que existem transitoriamente e que são vitalizadas (alimentadas com fluido vital) provindas do corpo etérico. Em nosso grupo mediúnico os médiuns desdabrados (projetados} vêem muito isto.

............................ Continua na próxima edição.


(Extraído da revista Cristã de Espiritismo 23, páginas 18-20)

Imprimir Email